RSS

Gêneros Musicais dentro do Hip Hop

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O Portal Hip Hop aqui irá falar sobre os estilos de música dentro do cenário Hip Hop.
Vamos aos estilos:

Rapcore:
O Rapcore desenvolveu-se nos anos 80, juntamente com o funk metal.
As raízes do estilo podem ser encontradas em álbuns de bandas como os: Public Enemy, Run DMC, Beastie Boys, Prodigy, Body Count, Cypress Hill e Boo-Yaa T.R.I.B.E.
Foi com esse estilo que o Rap tomou um cenário Internacional, vendendo milhões de discos com bandas como Run DMC e Beastie Boys e ganhando muitos fãs.
Mensagens de cunho político e social, denunciando as injustiças e as dificuldades das populações menos favorecidas da sociedade norte-americana. É a música servindo de protesto social e falando a voz do povo mais pobre era umas das principais características vistas no início, Public Enemy liderava nesta questão, banda que marcou epóca na história do Hip Hop.
Normalmente além das letras e da batida agressiva era um estilo de Rap mais refinado para época, com o cuidado de envolver instrumentos com a batida do DJ, talvez esse seja o Subgênero mais importante para história do cenário Hip Hop.

Gangsta Rap:
Com letras violentas e normalmente a criticar a sociedade e a mostrar ao mundo a injustiça da sociedade.. Geralmente, os autores têm problemas com a lei, alguns inclusive tem ou já tiveram envolvimento com gangues. Figuras como Ice-T, Ice Cube,Eazy-E, Snoop Dogg, Tupac Shakur, entre outros, já passaram pelos tribunais por atividades relacionadas com o tráfico, assassinatos, etc.
Com a popularidade do álbum The Chronic de Dr. Dre, o estilo tornou-se o sub-gênero do hip hop mais lucrativo comercialmente. Desde então os alguns dos antigos artistas de gangsta rap transformaram o seu som para tornar-se mais acessível ao grande público. Fuck tha Police, uma das músicas do album Straight Outta Compton foi uma das maiores obras de Gangsta Rap de todos os tempos, criticava a violência da policia nas ruas dos bairros e a discriminação racial. A música deste género é defendida por muitos e alguns morreram mesmo pela causa, TuPac Shakur e Notorious B.I.G. foram as maiores figuras do Gangsta Rap e continuam a ser os icones do género.

Crunk:
O crunk é um tipo de música talhada para as discotecas e que veio de Atlanta, do sul dos Estados Unidos, onde Lil Jon se iniciou como produtor. Com menos arsenal guerreiro que o gangstarap, as músicas do crunk - assentes em cânticos como aqueles que se ouvem em estádios de futebol tipo go team - alimentam-se de elementos ligados ao machismo, homofobia e pornografia. Diz o próprio Lil Jon: "não éramos rappers [em 1997, quando lançou o disco Who U Wit], não fazíamos improvisações (freestyle), embora tivéssemos a ideia dos slogans (cânticos)". No crunk há parecenças com os excessos do punk rock.

Pop Rap:
Estilo com forte influência da música pop. Na música pop rap, os elementos verdadeiros do hip hop são removidos e hooks são usados para se obter um som amigável. O casamento entre as batidas e ritmos com potentes hooks melódicos normalmente podem ser encontrados nas suas formas originais de música pop. Geralmente o pop rap tende a ser menos agressivo do que outras variedades do rap, mas manchando indiretamente a real cultura hip-hop.
Nomes como Ja Rule, 50 Cent, Nelly e Will Smith fazem parte deste estilo.

Reggaeton:
Reggaeton ou Reggaetón é um estilo musical proveniente da região do caribe que mistura vários ritmos e culturas. Virou febre na região, nos Estados Unidos e agora vem abrangendo o apreço musical de brasileiros e europeus. Caracteriza-se pela mistura dos rítmos reggae, hip hop entre outros ritmos como salsa, rumba e mambo que exporadicamente vem sendo acrescentadas nas canções. Possui também influência do Dancehall.
Nomes como Dandy Yankee, Motirô e Tito Bambino seguem este estilo.

Dirty South:
Estilo que tem como prioridade os timbres eletrônicos como sintetizadores de dance music, atualmente é o estilo da "moda" e um dos mais criticados, pois muitos rappers acham a musicalidade pobre e os beats simples e barulhentos demais, mas é um estilo que veio para ficar.
Um Fenômeno de sucesso nas paradas Americanas e tem como principais nomes: Young Jeezy, UGK, YoungBloodz, Lil Wayne e Chamillionaire

Jazz Rap:
Subgênero que provou que hip hop não precisa ser apenas gangsta rap com exageros de palavras ofensivas e culto ao que há mais reprovável na vida urbana.
Dentre os estilos de música do cenário Hip Hop este é o mais trabalhado e mais repeitado pelos criticos. Normalmente os fãs das bandas deste gênero não gostam que rotulem seus ídolos como "Rappers" e poucos gostam dos outros gêneros musicais dentro do Hip Hop.
Jazz Rap é dos estilos mais importantes, por popularizar o rap entre pessoas que viam no hip hop apenas a desgastada e ofensiva cena “gangsta”.
Ao falar em Jazz-Rap, destaco, portanto, alguns grupos que fizeram história:
A Tribe Called Quest, Arrested Development, Digable Planets, De La Soul e principalmente Fugees.

Rap Underground:
Hoje é o Rap que continua com a raiz de origem fiel.
Luta Politica e Social.
Sem muitos recursos técnicos, uma batida simples, uma letra violenta e nenhuma questão de fazer música comercial.
Estilo que não é muito divulgada
Exemplos: Jurassic 5,Pharcyde, Naughty By Nature e etc.

R&B:
Rhythm and blues.
Fortemente influenciado pelo Rap, pelo Funk, pela música Gospel, pelo Soul e principalmente pelo Blues.
O termo caiu em desuso nos anos 60, e foi substituído por soul e Motown, porém ressurgiu nos últimos anos para designar a música negra norte-americana abrangendo o pop.

Miami Bass:
O Miami bass foi criado no sul dos Estados Unidos, principalmente em Miami e Orlando e é conhecido por batidas fortes. quebradas e letras falando geralmente sobre sexo.
Um dos grupos mais famosos desse estilo é o 2 Live Crew, eles popularizaram o booty bass para todo os Estados Unidos e durante os anos 90, Uncle Al, The Get Funky Crew, The 69 Boyz, 95 South e The Quad City DJs fizeram o Miami bass ficar mais comercial e se expandir internacionalmente.O booty influênciou muito outros estilos musicais que estavam sendo criados na época, principalmente o guetto’s house de Chicago, que é um tipo de house music, e o guettotech que é uma forma de música eletrônica criada em Detroit que combina o hip hop, electro, miami bass e guetto house.
No Brasil podemos ver essa influência no Funk carioca.