RSS

Beastie Boys

domingo, 22 de julho de 2007



Biografia:
Tudo começou com uma banda chamada Pollywog Stew, lá pelos idos de 1982. Esta bandinha formada no Brooklyn nova-iorquino reuniu pela primeira vez uns certos Michael Diamond e Adam Yauch, dois jovens judeus provenientes de famílias intelectualizadas de classe média. Junto a Michael e Adam, estava a baterista Kate Schellenbach. Na verdade, a banda se chamava The Young Aborigines, que se separou depois de dois shows, e só virou Pollywog depois que Adam entrou, para tocar baixo. Pouco depois da entrada de Adam, o grupo passou a se chamar Beastie Boys, contando com Michael nos vocais, Adam no baixo, Kate na bateria e um certo John Berry na guitarra. Não demoraria muito para que Kate e John pulassem fora da banda, que não chegou a se destacar no cenário hardcore de Nova York. Em 83, outro Adam (Horowitz) chegou para ocupar a guitarra, enquanto Michael pulava para a bateria. Horowitz também era judeu e filho de intelectuais - seu pai, Israel Horowitz, é um premiado dramaturgo e roteirista. O segundo Adam vinha de uma banda chamada The Young And The Restless, que já havia aberto alguns shows para os BB.


Sendo brancos e não dominando bem seus instrumentos, era natural que os caras apelassem para o punk rock. (Desta época são os registros no álbum Some Old Bullshit, lançado apenas em 95.) No entanto, eles não demoraram muito para sacar que havia outro tipo de música que todos eles curtiam, e que também não demandava nenhuma maestria instrumental - o rap. Os três garotos circulavam no meio negro com muita liberdade, e estavam muito ligados no som produzido pela gravadora Def Jam - o hip-hop seminal de gente como LLCool J ou Run-DMC.



Entretanto, o primeiro disco de rap que os Beastie Boys produziram foi apenas de palhaçada, como quase todas as atitudes que eles tiveram nos primeiros anos de carreira. Tratava-se do single "Cookie Puss", no qual eles sacaneavam um anúncio de sorvete, em ritmo de rap. O compacto fez sucesso em casas noturnas, em 83/84. Como explicou o próprio Mike D: "Conseguimos uma audiência negra com aquela canção. Mas não podíamos tocar 'Cookie Puss' ao vivo; a única coisa que podíamos fazer parecido era 'rappear'". Como uma coisa leva a outra, logo os rapazes estavam abandonando cordas e baquetas para subirem ao palco só com duas vitrolas e um DJ. À essa época, já não eram mais os bons rapazes judeus de antes: Diamond virou Mike D; Yauch, MCA; e Horowitz, King Ad-Rock.


O contato com a Def Jam os colocou com um contrato nas mãos, sob o olhar atento do "cartola" Rick Rubin. Que, confiando no potencial do trio, colocou-os abrindo a turnê Virgin, de Madonna - e isto antes deles terem sequer um álbum lançado. (Segundo Mike D: "Excursionar com Madonna foi ter milhares de garotas berrando para que nós caíssemos fora".) Não tinha problema: os Beasties já eram o bochicho da cidade. Não só por serem os primeiros rappers brancos com credibilidade; mas principalmente pelo comportamento extra-ultrajante que o grupo demonstrava em cima do palco, em entrevistas e nas letras de suas músicas. Grosseiria pouca era bobagem para o trio: os alvos favoritos eram as mulheres (qualquer uma) e homossexuais, mas quem mais desse mole não era perdoado. Os shows da banda começavam a virar lenda.




Mas o som era o maior atrativo: o trio juntou seu background de rock branco à sua paixão pelo hip-hop, e o resultado era explosivo. Se o Run-DMC conseguiu colar o hard rock ao rap em "Walk This Way", os Beastie Boys se encarregariam de fundir de vez os dois gêneros, não só na forma mas também na atitude. O resultado seria ouvido em primeira mão no álbum de estréia, Licenced to Ill. Desde sua antológica capa - um avião espatifado de maneira espetacular em uma montanha, um truque fantástico na época dos discos de vinil - o LP deixava claro que vinha para ficar.



O disco é recheado de clássicos, a começar pela própria faixa de abertura, "Rhymin' and Stealin'" - que surrupiava descaradamente uma bateria de John Bonham colada com os berros dos três. Daí em diante, era tudo festa: "She's Crafty" (fisgando o riff de "The Ocean", mais uma vez do Led Zeppelin), "Girls", "Brass Monkey", a cara-de-pau "The New Style" e os hits "Fight For Your Right (To Party)" e "No Sleep Till Brooklin" (com a participação de Kerry King, do Slayer, solando na guitarra).



Os Beastie Boys tinham tomado o país de assalto. As histórias bárbaras sobre eles proliferavam (e eram incentivadas pelos próprios) colocando a banda nas páginas policiais e nas capas dos tablóides de fofoca. Para se ter uma idéia: o nome que a banda queria para Licenced To Ill era Don't Be A Faggot ("não seja uma bicha", naturalmente vetado pela gravadora).




Eles colocavam mulheres nuas para dançar no palco em seus shows, e as garotas depois eram filmadas nos bastidores em "plena atividade", para filmes pornô caseiros do trio; levaram um gigantesco pênis (!) de plástico para cima do palco; batiam em jornalistas e fãs; apregoavam serem os maiores bebedores de cerveja do mundo; e por aí vai. Provavelmente, o ponto mais baixo (ou talvez mais alto...) de toda esta "beasteira" se deu quando eles foram proibidos de entrar nos escritórios da CBS (gravadora que distribui a Def Jam), acusados de roubarem uma câmera. Com isto tudo, não é de se espantar quando o disco bateu na casa de quatro milhões de cópias vendidas em poucos meses, sendo o álbum de estréia que vendeu mais rápido na história até então. Licenced To Ill foi o primeiro álbum de rap a atingir o primeiro posto na parada pop da Billboard.


Indagados hoje em dia sobre os excessos de outrora, o trio desconversa. Em uma recente entrevista, o bom e velho MCA diria a respeito do passado: "Nós mudamos muito desde então. Tudo aquilo que fazíamos era apenas em nome de uma boa diversão, mas percebemos que algumas daquelas coisas eram ou embaraçosas para nós, ou prejudiciais a outras pessoas". O fato é que toda a confusão estava atrapalhando o desenvolvimento da banda - muita gente do cenário rap tinha ciúmes deles, pelo fato de serem brancos e estarem fazendo sucesso com um ritmo negro. Além disto, eles eram acusados de desrespeito ao hip-hop - ridicularizando-o com suas atitudes e tirando a "pureza" do gênero com suas guitarras envenenadas.



Enquanto decidiam sobre o que fazer no futuro - mantendo-se quietos, para surpresa de muitos - o trio se envolvia em uma batalha com a Def Jam. A banda acusava a gravadora de enrolar no pagamento de dois milhões de dólares em royalties. Por seu lado, o selo dizia que eles quebraram o contrato, por enrolar em produzir logo a seqüência de Licenced To Ill. A situação foi resolvida ao velho estilo Beastie, como conta MCA: "Fomos à (gravadora) Capitol e dissemos que precisávamos de um monte de dinheiro para podermos fazer qualquer coisa que quiséssemos, à hora que quiséssemos. Eles disseram 'legal', e nos deram uma maleta cheia de grana". Eles passavam o tempo enquanto isto se divertindo em atividades paralelas; Horowitz, por exemplo, deu seus passinhos como ator no cinema.



Depois de passar um ano no estúdio dos Dust Brothers em Los Angeles, Yauch, Diamond e Horowitz sairam-se em julho de 89 com Paul's Boutique, um álbum muito diferente da química heavy metal + hip-hip de Licenced To Ill. Os Beastie Boys sacaram que o mundo do rap havia evoluído anos-luz desde 86, e fizeram um álbum complexo, mais sério e delirantemente variado. Sem medo de misturar as bolas, eles meteram samples de disco music, funk antigão, hard rock, reggae, jazz e até de country (!) e apareceram pela primeira vez tocando seus instrumentos desde que abandonaram o hardcore. Resultado: suíngue, baby! "Shake your rump", "Hey Ladies", "What comes around" e "Johnny Ryall" eram todas convites irresistíveis a sacudir o esqueleto, diferente do peso mais "quadrado" do disco de estréia. E ainda havia "Looking Down The Barrel Of A Gun", pesada, ameaçadora, excelente. A recepção ao álbum foi dividida. Enquanto a crítica reconhecia a maturidade demonstrada pelos Beasties, o público abandonava o trio à própria sorte. Paul's Boutique não chegou a vender meio milhão de cópias antes de cair definitivamente das paradas. O álbum também foi um dos primeiros a ser atingido pelo PMRC (o órgão que fiscalizava "preventivamente" o conteúdo das letras dos álbuns pop) - taxadas de "obscenas", as letras de Paul's Boutique afastaram o disco das prateleiras das grandes cadeias de discos americanas. Esta rebordosa deu mais motivos para o trio se recolher em certas reflexões sobre seu futuro. Depois de excursionarem promovendo ...Boutique, o trio veria seus interesses flutuando por várias áreas. A mudança para LA foi definitiva, o que colocou Horowitz mais perto dos estúdios de cinema. Mike D foi aceito pela Universidade de Harward; e Adam "MCA" Yauch virou vegetariano e estudante de filosofia oriental. Aliás, foi o próprio Yauch quem colocou o budismo na pauta de discussão do trio - não contentes em se converterem, os três passaram a fazer campanhas para conscientizar o público da situação política no Tibet, cuja população está esmagada pelo exército chinês. À esta altura, as pessoas finalmente estavam começando a enxergar os BB como uma banda de verdade, com uma mensagem e um som próprios, e não simplesmente um trio de palhaços falando de mulheres e cerveja.



Depois de retornarem da turnê de Paul's Boutique, os Beastie Boys começaram a entrar nos anos 90 de cabeça, e dispostos a serem levados a sério. Eles passariam os próximos três anos construindo seu estúdio dos sonhos em Los Angeles (completo com pista de skate e quadra de basquete!) e, entre um tijolo e outro, eles faziam intermináveis jam-sessions, movidas a instrumentos de verdade - nenhum sampler, nenhuma vitrola, só guitarra, baixo e bateria. Era a hora de Check Your Head chegar, em janeiro de 92.




Universalmente aclamado como um dos mais inovadores álbuns de hip-hop desde a invenção do estilo no fim dos anos 70, Check Your Head trazia uma caótica, mas ainda assim controlada, mistureba de funk pesado, jazz-rock à la anos 70, industrialismo, heavy metal, hardcore, e ritmos latinos. Produzido pelo brasileiro Mário Caldato Jr., o disco era uma viagem sem volta dentro do complexo mundo musical que os Beasties tinham construído para si mesmos desde Licenced to Ill. "Jimmy James", "Finger Lickin' Good", "So Whatcha Want" - todas monumentos do rap moderno. Faixas mais pesadas como "Gratitude" ou "Pass The Mic" davam o contraponto, e o experimentalismo comia solto na segunda metade do álbum, nos sons viajantes de "Groove Holmes" e "In 3's". Clássico instantâneo.


Enquanto os Beasties batiam palmas ao ver o álbum chegando ao décimo lugar das paradas nacionais, a banda ia se transformando lentamente em um pequeno mas "hip" conglomerado empresarial. Check Your Head seria o primeiro lançamento do selo próprio do trio, Grand Royal Records (distribuido pela Capitol). E Mike D em pessoa iniciaria sua própria confecção de roupas - a X-Large. Ele resolveu começar a fábrica porque "não achava as roupas que queria em lugar nenhum". O estilo refletia a paixão que os três tinham por camisetas listradinhas e tênis Adidas velhuscos.



Consagrados pela crítica, os três ousariam ainda mais na excursão de Check Your Head - se apresentariam tocando ao vivo seus instrumentos, fazendo todos os sons ali na hora, e só apelando para samples em alguns momentos. As dificuldades em recriar os momentos mais complexos dos dois últimos álbuns não os deteve, e agora a banda continha um percussionista (Eric Bobo), um DJ (DJ Hurricane Wendell Fyte) e um tecladista (Mark "Keyboard Money Mark" Nishita). Agora sim, eles surpreendiam mais do que nunca a todos.



Definitivamente convertidos em sensação do mundo hip-hop - mas desta vez no bom sentido - o grupo lançou em junho de 94 a continuação natural de Check Your Head: Ill Communication. O novo álbum trazia o estilo "tudo-em-um" do álbum anterior, mas com um maior foco. Raps cheios de adrenalina como "Sureshot" e "Root Down" se chocavam com os hardcores invocados "Tough Guy" e "Heart Attack Man", além das faixas instrumentais (!) como "Sabrosa" ou "Bobo's on The Corner". E como classificar "Sabotage"? Os Beasties seriam adotados de vez pela "modernidade" americana e mundial ao tomarem parte no Lollapalooza de 94, ao lado dos Smashing Pumpkins e das Breeders. E até viriam ao Brasil, em 95.


Os BB estenderiam seus "tentáculos corporativos" ao mundo editorial, com o lançamento da revista Grand Royal - um tijolo de mais de 200 páginas, que fala de tudo (muita música, mas também cinema, skate, tatuagens...) e que não tem nenhuma periodicidade (dois números em três anos!). A militância de Adam Yauch pró-Tibet acabou virando uma ONG chamada Milarepa (que vem a ser o nome de um santo na religião budista, que viveu no século XI). E a gravadora Grand Royal seguiu a todo o vapor, tendo como contratados gente do quilate de Alec Empire, Atari Teenage Riot, Bis, Big Fat Love, BS2000, Buffalo Daughter, Butter 08, DJ Hurricane, The Josephine Wiggs Experience e Kostars. Uma curiosidade: a banda feminina Luscious Jackson, o primeiro grupo a ser contratado pela Grand Royal, tem na bateria ninguém menos que Kate Schellenbach, baterista dos BB ainda na fase hardcore.


Com toda esta atividade extracurricular, não surpreenderia que os únicos lançamentos de vulto que os Beastie tenham soltado desde 94 sejam o álbum The In Sound From Way Out (uma coletânea das músicas instrumentais dos álbuns da banda, feita para o mercado japonês) e o EP Root Down, com remixes da faixa-título e mais oito faixas ao vivo de bônus.

Mas além de tudo isso que os Beastie vinham fazendo: Yauch se dedicando a ONG Milarepa e ao Tibetan Freedom Concert, que se tornara um evento anual, contando com a participação de varias bandas conhecidas, como Rage Against the Machine A Tribe Called Quest..., Mike D cada vez mais participando da revista Grand Royal e da sua marca de Roupas X-Large, sobrou para AD Rock a parte musical. Ele criou vários samples que impressionaram a todos da banda e da produção que por idos de 1997 lançaram o "Hello Nasty".



O álbum mostrava uma mudança substancial no sentimento musical, com a saída de DJ Hurricane. Ele foi substituido por Mix Master Mike, que adicionou ao som do Beasties seu estilo de DJ cinético. Lançado em 14 de julho de 1998, Hello Nasty vendeu quase 700.000 cópias nas primeiras semanas de vendas nos EUA e foi direto para o 1o. lugar nos EUA, na Reino Unido, Alemanha, Austrália, Holanda, Nova Zelândia e Suécia. O álbum atingiu o 2o. lugar nas paradas no Canadá e no Japão e foi esteve no Top Ten na Áustria, Suíça, Irlanda, Bélgica, Finlândia, França e Israel.
Os Beastie Boys ganharam dois Prêmios Grammy em 1999—recebendo o Prêmio Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa com Hello Nasty, e também o Prêmio Grammy de Melhor Performance de Rap de um Duo ou Grupo com "Intergalactic". Esta foi a primeira, em 2005, e única vez que a banda ganhou prêmios tanto nas categorias rap e alternativa.
Os Beastie Boys começaram uma turnê de arena em 1998. Através de Ian C. Rogers, a banda colocou downloads ao vivo de suas performances disponíveis para seus fãs, mas ficaram temporariamente frustrados quando a Capitol Records os removeu de seu website. Os Beastie Boys foram uma das primeiras bandas que colocou downloads de mp3 disponíveis no seu website—eles tiveram um alto nível de resposta pública incluindo uma artigo publicado no The Wall Street Journal sobre os esforços da banda.
O Concerto Tibetan Freedom de 1999 em East Troy, Wisconsin, Sidnei, Tóquio, e Amsterdã. Em 28 de setembro de 1999, os Beastie Boys se juntaram a Elvis Costello para tocar "Radio, Radio" no aniversário de 25 anos de Saturday Night Live.
Os Beastie Boys lançaram The Sounds of Science, uma Antologia de seu trabalho em dois CDs em 1999. Este álbum ficou em 19º na Billboard 200, 18o. no Canadá, 6º na parada de vendas da Internet e 14o. nas paradas R&B/Hip Hop. Somente uma música nova, o single "Alive," ficou em 11o. na parada de Rock Moderno da Billboard.
Em 2000, os Beastie Boys planejavam o destacar a turnê "Rhyme and Reason" com Rage Against the Machine, mas a turnê foi cancelada quando o baterista Mike D sofreu um ferimento sério devido a um acidente de bicicleta. O diagnóstico oficial foi um deslocamento de quinto grau na articulação acromioclavicular—ele precisava de cirurgia e reabilitação extensiva. Quando ele se recuperou, Rage Against the Machine tinha debandado.
O projeto secundário de Adam "Ad-rock" Horovitz's, BS 2000, lançado como Simply Mortified em 2001.




A banda aumentaria seu nível de ativismo político depois dos ataques de 11 de setembro de 2001—organizando e estrelando o Concerto New Yorkers Against Violence em outubro de 2001. Os fundos do concerto foram direto para a New York Women's Foundation Disaster Relief Fund e para o New York Association for New Americans (NYANA).
Em 2002, os Beastie Boys começaram a construir um estúdio novo, Oscilloscope, no centro da cidade de Manhattan, Nova Iorque e começaram e trabalhar ne um álbum novo. A banda lançou uma música protesto, "In A World Gone Mad," contra a invasão do Iraque em 2003 com um download de graça em vários websites—incluindo o website da Milarepa, website da MTV, MoveOn.org, e Win Without War — tornou-se a faixa com maior número de downloads durante abril de 2003. Os 19º e 20º Concertos Tibetan Freedom fora feitos em Tóquio e Taipei—a primeira aparição dos Beastie Boys em Taiwan. Os Beastie Boys também protagonizaram o Coachella Valley Music and Arts Festival.
Seu single, "Ch-Check It Out," debutou no O.C. no episódio "The Vegas" da temporada 1 que foi ao ar em 28 de abril de 2004. Yahoo Launch News Story
To The 5 Boroughs foi lançada mundialmente em 15 de junho de 2004—foi o primeiro álbum que os Beastie Boys mesmo produziram e ficou em 1o. lugar na parada de álbuns da Billboard, em 2o. no Reino Unido e Austrália e 3o. na Alemanha. O primeiro single do álbum, "Ch-Check It Out," ficou em 1o. lugar no Canadá, em 2o.na parada de rock moderno nos EUA e na parada de download mundial da Internet e em 3o. na parada de rock moderno no mundo composto.
O álbum foi causa de alguma controvérsia com alegações que ele instalava spyware quando colocado no drive de CD de um computador. A banda negou esta alegação, defendendo que não há nenhum software de proteção de cópia no álbum vendido nos EUA e no Reino Unido. Enquanto há um software de proteção de cópia Macrovision CDS-200 instalado nas cópias européias do álbum, o que é padrão em todos as lançamento europeus da EMI/Capitol Records divulgados na Europa e ele não instala spyware ou qualquer tipo de software permanente.




Os Beastie Boys são influentes na história da música, tanto no rock quanto no rap—seu sangue de gênero hip-hop and punk rock pode ser visto como precursor para os gêneros rapcore e nu metal do fim dos anos 90. A banda também foi líder no uso de técnicas de amostras—com Paul's Boutique sendo notável pelo seu uso efetivo de amostras. A influência deste álbum pode ser vista no álbum de Beck em 1996 Odelay (também produzido pelos Dust Brothers).
A consistência nas paradas do Beastie Boys deve também ser percebida—eles tiveram quatro álbuns no top da parada da Billboard: Licensed to Ill, Ill Communication, Hello Nasty e To The 5 Boroughs desde 1986. Poucos, se algum, dos contemporâneos do Beastie Boys conseguiram se igualar a este feito.




Downloads
Álbuns:
Hello Nasty (1998) (senha: gotsweet.blogspot.com)
Compilações:
The In Sound from Way Out! (1996)
The Sounds of Science (1999)




Vídeos: