RSS

Mobb Deep

domingo, 22 de julho de 2007



Biografia:
Nome: Kejuan Muchita Nome: Albert Johnson
Nome Artistico: Havoc Nome Artístico: Prodigy
Data de Nascimento: 21/05/1974 Data de Nascimento: 02/11/1974
Origem: Queens, New York Origem: Hempstead, Long Island, New York
Início da Carreira em: 1992 Início da Carrera: 1992
Gravadora: Infamous / G-Unit / Interscope Gravadora: Infamous/G-Unit/Interscope/Koch
Site Oficial: http://www.mobbdeep.net/
Comunidade no Orkut: Mobb Deep/G-Unit

Um dos mais respeitados grupos da década de 90. Tiveram, durante o período referido, uma grande aclamação das ruas, sobretudo em Nova Iorque, das quais falavam como poucos. Foi assim, relatando o seu quotidiano, que acaba por personificar o quotidiano vividos nos ghettos, rodeados da vida do crime, droga e afins, que conseguiram granjear um grande número de fãs. Mas os Mobb Deep queriam mais. Queriam os tops, os milhões e a fama fáceis. Para isso deixaram oe stilo hardcore que os caracterizava e tantos admiradores lhes dera. Passaram a um género mais soft, com refrões de cantores R&B em alguns temas, as típicas fórmulas da fast-music. Perderam os fãs que tinham e não obtiveram sucesso comercial. Já dizia o ditado: 'Quem tudo quer, tudo perde'.Juvenile Hell foi o primeiro registo discográfico do duo e foi editado em 1993. Com poucas vendas, cerca de 40,000, para um mercado gigante como é dos EUA. O álbum nao deixou, no entanto, de evidenciar o enorme potencial e talento dos Mobb Deep. Contudo, tendo em conta o tipo de Rap que dominavam a cena à data e o estilo mais cru e duro trazido pelos Mobb Deep, o número de cópias vendidas é bastante significativo. Seja como for, derrotados não saíram certamente. Juvenile Hell despertou o interesse da Loud Records em contratar os dois jovens.Desta ligação, Mobb Deep - Loud Records, nasceriam dois clássicos. O primeiro foi The Infamous, lançado em 1995. Nele encontramos um dos melhores temas de todos os tempos no que ao Hip Hop diz respeito. Fala-se claro de «Shook Ones Pt. II». Com uma série de boas rimas, Prodigy estava ainda no topo da sua forma, e um magnífico beat de Havoc, que também não fica nada mal nos seus versos:I'm buggin' think I'm how bizar to hold my hustlin'get that loot kid, ypu kinow my functioncause long as I'm alive I'ma live illegaland once I get on I'ma put on, on my people.Se «Shook Ones Pt. 2» ficaria para sempre na história do Rap, temas como «Survival of the Fittest», «Tmperature's Rising» e « Craddle to the Grave», são também execelente. Aliás, fazendo justiça, The Infamous é, todo ele, um grande álbum, daqueles poucos que se ouvem do princípio ao fim sem saltar qualquer faixa. os Mobb Deep tornavam-se nuns dos expoentes máximos do Rap hardcore nova-iorquino.Seguiu-se Hell on Earth em 1996. Mais um clássico do grupo de Queensbridge, desta feita com aprticipações de Nas, Raekwon, Method Man, Big Noyd, Illa Ghee, Gambino e Ty Knitty. Os singles foram «Hell on Earth» e «God Pt. III». Em «Hell on Earth» podemos encontrar uma clara alusão á vida nos ghettos americanos. Perfeita ilustração disso mesmo é a rima:Trapped in a never ending gunfight so niggaz lose stripesor lose life, jail niggaz sendin' kites to the streets.«Extortion», co Method Man, e «Nighttime Vultures», com Raekwon, são músicas magníficas, unindo Mobb Deep a elementos de Wu-Tang Clan, dois dos mais emblemáticos grupos de Nova Iorque.Tanto The Infamous, como Hell on Earth, os dois melhroes álbuns dos Mobb Deep, atingingiram o Disco de Ouro e representaram marcos no Rap.O quarto álbum do grupo é o que, de todos, obteve maiores vendas. Murda Muzik teve êxitos como «Quiet Storm (Remix)», «It's Mine» e «U.S.A. (Aiight Then)». Contou com colaborações de Big Noyd, Cormega, 8-Ball, Raekwon, Kool G Rap, Nas e Lil' Kim, entre outros. O disco atingiu a Platina, conseguindo, por isso, mais de um milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos. Valeu também aos Mobb Deep o terceiro lugar na tabela de discos da Billboard.Em 2001, com o lançamento de Infamy, começa a evidenciar-se a intenção dos Mobb Deep de atingirem um público mais heterogéneo e abrangente. Temas menos hardcore, colaborações com 112 e Ron Isley, representam, tão soemnte, o objectivo de fazer músicas mais viradas para a alta rotação em rádios e televisões. Desapontaram os fãs que já tinham e não conseguiram agradar às massas. Mas o passo já estava dado e, a partir daqui, seria sempre a descer.Agora na Jive Records, os Mobb Deep lançam Amerikaz Nightmare. O afastamento do estilo que, tão bem, os caracterizava em The Infamous e Hell on Earth é inegável. Neste álbum até temas produzidos por Lil' John podemos ouvir, que, aliás, foi feito single. O tema é plástico e irritante, como, de resto, tudo em que Lil' John toca. O outro single, «Got It Twisted», dos Mobb Deep que nos habituámos a ouvir nada tem. Mais uma tentativa de som catchy que não resulta em nada. Ouvindo este álbum duma ponta à outra, é caso para perguntar: 'O que é feito dos Mobb Deep de outrora?'. Cada vez mais afastados dos fãs que os idolateravam e com pouca recepção a nível comercial, o duo vai-se afundando mais e mais.Em Americaz Nightmare participam the Alchemist, Red Spyda, Lil' John e Kanye West na produção, Havoc, claro está, produz também bastantes temas. De resto colaboram ainda com os Mobb Deep: Nate Dogg, Lil' John, Jadakiss, Littles, Big Noyd e Twista.Ficaram mais uma vez sem editora, mas o que se seguiria foi, talvez, a estocada final nos admiradores de longa data da banda. A convite de 50 Cent, os Mobb Deep juntaram-se ao cartaz da G-Unit Records, sendo também com 50 que vieram a Portugal interpretar algumas das músicas que fizeram a sua carreira.Lançado em 2006, Blood Money conta com participações de toda a G-Unit e, ainda, Nate Dogg e Mary J. Blige. Ficou, no entanto,muito abaixo das expectativas, tanto dos Mobb Deep, como de 50 Cent, que haviam em relação às vendas que o álbum poderia atingir. Não passando do Ouro, este demonstra um grupo sem originalidade, sem alma, com letras fracas, muito longe do que os fez brilhar. Não têm o que é necessário para serem rap stars e já não produzem o que os antigos admirados desejavam. Pode até falar-se de (mais) um flop para a editora de Fifty. Os singles foram «Put 'Em in their Place» e «Pearly Gates», com 50 Cent.É triste ver o rumo que os Mobb Deep tomaram, ver que mudaram o seu estilo para serem melhor aceites no mianstream, ver que se deixaram moldar pela indústria e sentir que, para o grupo, os fãs que conseguiram com a sua postura underground nada significaram quando decidiram tentar ter sucesso com um público muito mais vasto. Agora, nem os antigos fãs, nem a grande aclamação do tal público alargado e heterogéneo.
Downloads
Álbuns:

Músicas:

Videos:

Got It Twisted

Real Gangstaz

Hey Luv (Anything)

The Learning (Burn)

Quiet Storm (Remix)

Its Mine

Quiet Storm

G.O.D (Part III) (Remix)
G.O.D (Part III)

Hell On Earth

Give Up The Doods

Shook Ones (Part II)

Hit It From The Back

Give It To Me