RSS

Lil' Jon & The East Side Boyz

quinta-feira, 26 de julho de 2007



Biografia:
Nome: Jonathan Smith                                    
Nome Artistico: Lil' Jon
Data de Nascimento: 27/01/1971
Origem: Atlanta, Georgia
Início da Carreira em: 1996
Gravadora: BME Recordings / TVT Records
Site Oficial: www.liljononline.com


  Lil Jon é mais conhecido por ser o pioneiro do estililo "Crunk", um sub-gênero do hip-hop que consiste em uma combinação de elementos do hip-hop do sul com batidas pesadas e dançantes. Seu grupo, "Lil Jon & the East Side Boyz", é um dos mais famosos deste sub-gênero. Lil Jon é um dos rappers que conseguiram ter credibilidade nas ruas sem ter o famoso estilo das ruas, ou ter vivido as dificuldades que a maioria dos rappers viveram (ou dizem que viveram). Lil Jon se formou em 1998 na Douglas High School de Atlanta. Ele trabalhava como D.J quando foi descoberto por Jermaine Dupri, que o convidou para trabalhar na So So Def. Lil Jon também apresentou um programa de rádio na V103, e começou fazendo remixes para artistas como Usher, Too Short e Xscape. Lil Jon trabalhou para a So So Def entre 1993 e 2000.
 Em 1996, Lil Jon se uniu a Big Sam e Lil Bo, para produzir o álbum "Get Crunk, Who U Wit: Da Album". O trabalho trouxe a música "Who You Wit", que se transformou em um hino em Atlanta, e com o passar dos anos, se popularizou em todo lado Sul. A música que continha uma batida pesada e vocais poderosos transformou-se em parte fundamental para o desenvolvimento do estilo crunk.
 Lil Jon & the East Side Boyz voltaram em 2001, com "Put Your Hood Up". "Bia Bia", o single do álbum com participação de Ludacris, Too Short e Chyna Whyte se tornou um hit nos clubes dos Estados Unidos.
 Em 2002, Lil Jon & the East Side Boyz lançaram seu álbum "Kings of Crunk". O primeiro single "I Don't Give a Fuck", contou com participações de Mystikal e Krayzie Bone e fez um grande sucesso. Contudo, foi o single "Get Low" que se tornou um hit devastador, ocupando o top 5 das paradas mundiais de R&B (isso inclue as paradas dos Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra, ae Austrália). Baseado no sucesso de "Get Low", Kings of Crunk foi um dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos em 2003. Lil Jon lançou um CD e um DVD em 2003, chamado "Part II", com remixes de "Get Low", com participações de Busta Rhymes e Elephant Man e Ying Yang Twins. Jon também produziu o single "Salt Shaker" de Ying Yang Twins.
 No fim de 2003, Usher convidou Lil Jon para produzir e participar de "Yeah", principal single de seu álbum "Confessions". A faixa foi um dos maiores hits de 2004, alcançando o topo do Billboard Hot 100. A música inspirou Dave Chappelle a fazer uma paródia de Lil Jon em seu programa. Na paródia, Chappelle se limitava a falar apenas três palavras, "What?", "Yeah!", e "Okay!".
 Lil Jon lançou recentemente o álbum "Crunk Juice", que conta com participações de Lil Scrappy, BoHagon, Rick Rubin, R. Kelly, Ice Cube, Timbaland, Usher e Ludacris. O álbum duplo ainda conta com remixes de "Gasolina" de Daddy Yankee, além de skits dos comediantes Dave Chappelle e Chris Rock.
 No momento, Lil Jon está produzindo uma série de artistas da BME Recordings, incluindo Trillville, Lil Scrappy, E-40 e BoHagon.

Downloads
Albúms & MixTapes:


Músicas:


Vídeos: