RSS

Freaks do Rap

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Aqui serão colocados histórias e curiosidades dos maiores freaks (aberrações) do Rap.
Vamos aos artistas:

Vanilla Ice:



Em 1968 nasce Robert Van Winkle também conhecido como Vanilla Ice (Sorvete de Baunilha) foi um fenômeno das paradas de sucesso entre 1990 e 1991, o rapper de butique é um dos maiores exemplos da montanha-russa que pode ser a trajetória de um astro pop, ele foi da fama ao esquecimento num piscar de olhos.

Emplacou o mega-hit ‘Ice Ice Baby’ seu unico sucesso que mais tarde ainda seria acusado de um plágio descarado de “Under Pressure” dos Queen.

Como uma espécie de pré-Spice Girl, ele tentou se reinventar dois anos mais tarde com o disco "Mind Blowing", em que pretendia ganhar credibilidade ao assumir a estética dos gangsta rappers envolvidos com violência e drogas. Na mesma época, apareceu no livro "Sex", de Madonna, em fotos de gosto duvidoso. Foi o que bastava para o enterro da carreira dele.

Ice virou uma das maiores piadas do pop ao inventar detalhes em sua biografia para tentar ganhar a confiança dos jovens negros e por dar entrevistas falando sobre a "injustiça" que sofreu no mercado. Não faltaram nem episódios de dependência de drogas, falência e, claro, o descobrimento da religião.
Foi esta persona que ele encarnou ao lançar "Hard to Swallow", em 1998, com um show no clube punk nova-iorquino CBGB's, acompanhado de uma banda "hard-core". Não convenceu nem o público nem a crítica.

Vanilla figura bizarra da música seguidamente aparece na mídia por motivos mais bizarros ainda, no passado, o "músico" teve problemas com a lei por criar animais exóticos, como um lince, ele também já foi detido pela polícia da Flórida em janeiro de 2001 pela acusação de puxar o cabelo de sua esposa durante uma discussão. O pseudo-rapper foi obrigado a comparecer a sessões de terapia familiar após o incidente.
Recentemente ganhou uma nova chance na mídia participando do reality show "Remaking", o programa dá uma "recauchutada" em artistas que estiveram no topo das paradas anos atrás e que buscam voltar aos holofotes --como é o caso de Ice, que vendeu mais de sete milhões de discos e hoje tenta um espaço no showbiz. Ele já participou de outros reality shows, como "Celebrity Boxing" e "The Surreal Life: Fame Games".


MC Hammer:





Nascido no dia 30/03/1962, Stanley Kirk Burrell conhecido como MC Hammer chegou ao topo das paradas em 1990 com o sucesso de ‘You Can Touch This’ (sample do clássico do funk ‘Superfreak’, de Ricky James), faixa single do álbum ‘Please Hammer Don´t Hurt’ Em’, responsável por alcançar a marca de 10 milhões de cópias vendidas.




Natural da cidade de Oakland (Califórnia), a história do Rapper se dividiu entre a sua posição de batedor da equipe de basebol ‘Oakland A´s’, quando ainda criança e posteriormente como Pastor Evangélico. Preocupado com a crescente onda de violência e criminalidade em sua vizinhança, ele arriscou um método que pudesse atrair a atenção dos jovens para a Palavra de Deus: eis que nasce então ‘MC Hammer’, um rapper que se diferenciava dos demais pela forma de se vestir (usando calças com os fundos bem folgados e coturnos) de dançar, e de se comportar perante as pessoas e de propagar a sua Mensagem de Vida. Seu estilo fulminante ditou uma tendência mundial colocando-o em pouquíssimo tempo no topo da música Rap.

Unicamente, com 'U Can´t Touch This', Hammer transformou a vida simples que levava em algo milhionariamente imprevisto. Um certo excentrismo tomou conta de seu ser, a ponto do rapper ostentar futilidades como, por exemplo, instalar no seu quarto uma máquina para lavar a louça das suas rápidas refeições noturnas.

No entanto, o Gangsta Rap abraçava o mercado musical derrubando até estilos politizados como os do Public Enemy. Deste modo, Hammer tentou em vão abraçar a ‘Onda do Momento’ para se manter em inerência em 1996, mas foi levado a derrocada com a mesma rapidez que despontou para o sucesso.A História de MC Hammer está retratada em ‘MC Hammer: A Estrela do Rap’.




Dee Dee King:




Douglas Glen Colvin, que nasceu em 1952, mais conhecido por Dee Dee Ramone, foi baixista de uma das bandas mais famosas da história do punk rock, The Ramones.

Dee Dee passou sua infância na Alemanha devastada pela segunda guerra mundial, tendo se mudado para NY com 14 anos de idade, acompanhado de sua irmã e sua mãe quando a última se separou do seu pai, um militar americano que trabalhava na fronteira com a Alemanha Oriental.
Já em Nova York conheceu Joey Ramone, Tommy Ramone e Johnny Ramone, com essa turma Dee Dee então cria Os Ramones. Dee Dee tinha dificuldade para tocar e cantar ao mesmo tempo, por isso quase não cantava, mas contribuia na banda com muitas letras.




Agora muitos devem estar se perguntando, porque o Portal Hip Hop colocou um Punk em um site de Rap?! Mas por incrível que pareça no meio de uma turnê do Ramones, Dee Dee saiu da banda, alegando estar cansado das turnês exaustivas (anos depois ele admitiu estar abusando de heroína e outras drogas), e embarcou em uma curta carreira solo como rapper, quando adotou o nome artístico de Dee Dee King. O álbum de rap lançado por Dee Dee foi rejeitado pela crítica e pelo público, fazendo-o logo retornar ao punk rock.

Apesar da curta carreira, o momento "rapper" do Punk Dee Dee Ramone, com certeza se tornou um dos momentos mais ridículos de todos os tempos no cenário músical.